hummingbird with the heart of a whale

Dia das Mães Trabalhadoras!

Foi um dia sereno! Acordei bem disposta, pus uma velhinha cassete gravada em 1974 e Zeca Afonso, Fernando Tordo, José Mário Branco, Sérgio Godinho ecoavam por toda a casa numa mistura de alegria, saudade, liberdade, cravos e luta, intervenção e amor...
Não consegui lembrar-me, de imediato, que era Dia da Mãe... Era o Dia do Trabalhador que emergia do meu íntimo... Eram as Lutas pelas quais me bati, eram lutas em que acreditava e ás quais me entregava com entusiasmo... Recordei as idas com os meus filhos, bem pequenos e curiosos, até às Manifestações do 1º de Maio.
Lembrei então o meu neto, tão lindo e cheio de energia, sempre irrequieto, perguntador, e perguntar pela "cassete cor de laranja" - é a tal cassete velhinha. Aí, o Dia da Mãe veio-me à mente. Ele ainda não sabia que havia Datas marcadas para tudo.
Fui buscá-lo com a velha cassete tocando no carro e fomos comprar flores para ele dar á mãe. Comprámos Rosas, bem encarnadas. Não havia Cravos.
E foi assim que Dia da Mãe e do Trabalhador se misturaram !
Afinal, as três Mães que juntei ao almoço, eram trabalhadoras. E que Trabalho monótono, por vezes!
A música acompanhou-nos todo o dia : Foi um dia que chamei de MÃE TRABALHADORA!

Sem comentários:

a doceira (mail)

When did you say that?